Cybercrime é tema de palestra no Colégio Anita Gonçalves

Paulista Em Foco | 12:06 | 0 comentários

Com a popularização dos smartphones e a facilidade em acessar redes sociais, aplicativos de bate-papos ou realizar operações online como compras e pagamentos, aumentam as chances de criminosos especializados utilizarem os dados pessoais para aplicar golpes ou cometerem delitos, os chamados crimes da internet.
Os cybercrimes, como são conhecidos, foram abordados durante palestra realizada pelo Chefe de Comunicação Social da Polícia Federal, Giovani Santoro, nesta quinta-feira (11), no Colégio Anita Gonçalves, em Paulista. Falando para os professores e pais de alunos, Giovani contou sobre as táticas utilizadas pelos criminosos para a prática dos crimes virtuais, os prejuízos causados e a atuação da Polícia Federal no combate a esses delitos, além de orientar sobre os cuidados necessários quando da utilização das mídias sociais.
Durante a palestra, Santoro expôs como é feito o combate aos criminosos que se aproveitam de pequenos deslizes cometidos e conseguem extrair informações que servirão como fonte de chantagem ou crimes de maior gravidade.
Outros pontos importantes ressaltados durante a palestra foram o "jogo" baleia azul e o uso mau uso da internet para espalhar boatos ou falsas informações envolvendo pessoas, que configuram crimes como calúnia, difamação e injúria, os chamados crimes contra a honra, com penas que variam entre três meses a dois anos.

A palestra fez parte da II Encontro de Pais, promovido pelo Colégio Anita Gonçalves. O evento também teve a participação da Consultora de Ensino e Psicóloga, Danielle Freitas, que conversou com os pais sobre a construção da autonomia dos filhos.

Categoria:

0 comentários