Paulista orienta jovens sobre programa que garante gratuidade na inscrição do ENEM 2017

Paulista Em Foco | 04:02 | 0 comentários

O valor da inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) está mais caro em 2017. A taxa subiu de R$ 68 para R$ 82 nesse ano. O aumento de 20% pesa no bolso dos estudantes, especialmente, aqueles de família de baixa renda. Preocupada com a situação desse público, a Secretaria de Políticas Sociais e Esportes está orientando os jovens de 15 a 29 anos sobre o programa ID Jovem, que oferece uma série de benefícios, entre eles, acesso a meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, além da gratuidade na realização do exame do MEC.
O ID Jovem é destinado às pessoas que pertencem à família com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses. O cadastramento no programa pode ser feito pelo computador, no sitewww.caixa.gov.br/programas-sociais/id-jovem/Paginas/default.aspx, ou pelo celular, baixando um aplicativo na loja virtual.
Será necessário ter em mãos o NIS (Número de Identificação Social) para se habilitar. Após lançar as informações pessoas no sistema, será gerado um número individual, o ID Jovem.
Para garantir a gratuidade no ENEM, o interessado precisa preencher a ficha de inscrição, inclusive, com o formulário de isenção. O procedimento deve ser feito diretamente no site do Ministério da Educação, por meio do portal do Instituto Anísio Teixeira (Inep). A concessão do benefício fica a cargo dos analistas do MEC.
As dúvidas sobre o cadastramento no programa, benefícios concedidos e isenções podem ser esclarecidas na Casa das Juventudes do município, localizada na Rua 77, S/N, Maranguape II. O atendimento ao público acontece de segunda a sexta, das 08h às 11h e das 14h às 16h.


ENEM 2017 – As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terminam às 23h59 do dia 19 de maio. A taxa deve ser paga até o dia 24 deste mês. As provas serão aplicadas em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro. A inscrição acontece pela internet no sitewww.enem.inep.gov.br/participante. É preciso ter o CPF em mãos.

Categoria:

0 comentários