Projeto Quartas Literárias movimenta cena cultural no município de Paulista

Paulista Em Foco | 07:43 | 0 comentários

O Quartas Literárias é um sarau que reúne literatura, música, artes cênicas, artes plásticas, cinema e muitas outras áreas da leitura e da arte.
O formato é muito empolgante, pois pode-se apreciar um pouco de tudo, numa linguagem dinâmica e sem perder nada do seu conteúdo, muito pelo contrário. Vem despertando o gosto pela leitura e pelas artes nas pessoas que participam.
Nos encontros, faz-se leitura de trechos de livros; entrevistas de autores/escritores convidados, na verdade é mais um bate papo entre o convidado e a plateia; apresentação de músicos e seus repertórios; encenações teatrais; apresentação de artistas plásticos e alguma de suas obras, assim por diante. Ou seja, é adotada uma linguagem propositalmente dinâmica, acompanhando a velocidade e mudanças advindas com a tecnologia, a TV e mundo web. “Tem dado muito certo e por causa desse jeito, atraímos cada vez mais um púbico entusiasmado, interessado genuinamente em conhecer os conteúdos abordados e, outro fator muito especial, despertamos cada vez mais o gosto pela leitura e pela valorização da arte”, diz Patrícia Guedes, idealizadora do Quartas.
 Na edição do evento, que aconteceu no dia 17 de maio, a pauta foi intencionalmente voltada ao público jovem, abordando “A importância e a influência da literatura estrangeira na vida dos jovens leitores brasileiros”. Foram apresentados dados que mostram que na última década no Brasil, observou-se um expressivo crescimento de leitores cada vez mais novos e a literatura estrangeira é responsável por uma fatia importante nestes números. 
Os livros escritos por autores estrangeiros inspiram crianças, jovens e adultos, inclusive, na vontade de escrever as suas próprias obras.
Os alunos do Ensino Médio de um colégio da rede privada do município que, além interagir no debate, encerram o evento com a declamação de um poema de Oscar Wilder, retirado do livro “O Retrato de Dorian Gray” e encenação de frases retiradas de alguns dos livros de nossa lista. Estes jovens tiveram a orientação da bibliotecária Mízia Uchôa e da professora e poeta Ângela Paiva. A jovem escritora e professora de língua estrangeira, Gabi Layme, participou da abordagem, juntamente com Patrícia, para falar sobre o interesse dos jovens leitores em estudar uma segunda língua, motivados por causa da leitura de livros estrangeiros, principalmente os de língua inglesa. Isso acaba também ampliando o conhecimento geográfico, histórico, cultural, político e social de outros países e povos. Se encantam pelos cenários, costumes, modo de vestir entre tantos elementos. Enquanto conversavam, cenas dos filmes eram apresentadas para envolver ainda mais o público com o assunto.
Membros da Academia de Letras do Paulista abriram o evento com declamações poéticas e a “canja” musical ficou por conta de um, também jovem artista, Fael Mariz, que com sua banda (numa versão pocket), apresentou parte do seu repertório.

Serviços:

Quartas Literárias
Entrada gratuita
Restaurante Fome de Quê?
Av. Mal. Floriano Peixoto, 89 – Centro - Paulista

Outras informações através do telefone (81) 9 9128.5357

Categoria:

0 comentários