Saúde oferece testes gratuitos de Hepatite B e C, HIV e Sífilis no Centro do Paulista

Paulista Em Foco | 16:58 | 0 comentários


Quem passou pelo Centro do Paulista nesta sexta-feira (09.03) teve a oportunidade de participar de uma ação de saúde em alusão ao Dia Internacional da Mulher. A unidade móvel do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) ficou estacionada na Praça Agamenon Magalhães, em frente à prefeitura, para oferecer testes gratuitos de Hepatite B e C, HIV e Sífilis. O público que compareceu ao local ainda recebeu preservativos masculinos e femininos e géis lubrificantes.
Um dos beneficiados pela ação, o aposentado J.A.M, 68 anos, que reside em Pau Amarelo, fez os testes na unidade móvel pela primeira vez. Ele disse que não poderia deixar de aproveitar essa oportunidade para saber como estava a saúde. “Todo mundo deveria fazer esses exames aqui na praça porque muitas vezes a pessoa está doente e não sabe. Fiz questão de dar uma passadinha por aqui para poder saber a minha situação. E sempre que preciso procuro o posto do meu bairro”, comentou.
As pessoas que fizeram os exames receberam os resultados em 30 minutos. Quem foi diagnosticado com alguma doença recebeu as orientações necessárias para o início do tratamento. Os casos positivos de hepatite são encaminhados às unidades de saúde de referência no Estado. As demais enfermidades podem ser tratadas no CTA, que fica na rodovia PE-15, na Vila Torres Galvão.
Quem não conseguiu fazer os exames durante esta ação de saúde pode procurar o CTA para verificar como anda a saúde. A unidade, vinculada à Superintendência de Vigilância em Saúde, atende a população nas segundas, terças e quintas. Todos os testes oferecidos no local são gratuitos.

Categoria:

0 comentários